domingo, 26 de setembro de 2010

O verdadeiro Churrasco!

Pois é... afinal fui enganado!

Tanto tempo a pensar que os homens do churrasco são os Brasileiros para afinal descobrir que não é bem assim.

O churrasco é uma arte, sobre isso eu não tinha dúvidas. Nem todos sabem acender um lume, nem todos sabem escolher uma carne, nem todos sabem como não queimar a carne. E de verdade os Brasileiros conseguem fazer isso muito bem.

Isto já nós conhecemos, mesmo nas churrascarias em Portugal, e por aqui a coisa fica ainda mais interessante pois a variedade de carnes é ainda maior.

Efectivamente, qualquer churrascaria no Brasil apresenta hoje mais de 30 variedades de carne fora saladas, sushi, comidas quentes, e outras coisas que metem alcool...

E ainda há a versão caseira do churrasco no Brasil. Amigos, samba, sol, piscina, muita cerveja e muuuuita carne... E destes devo dizer que já me passaram uns bons pelo estreito.

Também fui ouvindo dizer por aqui que o mestre churrasqueiro no Brasil fica lá mais para o Sul, nomeadamente o Gaúcho, habitante da região que é mestre na arte de churrascar!

Mas...

Como em tudo na vida, temos de continuar a investigar. E depois de várias investidas ao Sul, bem mais ao Sul, descobri que o verdadeiro churrasco afinal se chama "Parrilha Argentina".



Isso, fica para lá de longe (para mim são só duas horas) mas é na Argentina que se come o churrasco a sério, e aí sim, com todos os requintes.

O Argentino não aposta na quantidade nem na diversidade. É carne de vaca, e bastam 3 ou 4 cortes diferentes para a coisa ficar.... hummm.... divinal.... já me está a crescer àgua na boca :-)

Depois do produto vem a técnica... e aqui é que a coisa complica!

Como se grelha carne? Simples, carvão, grelha, sal... já está!

Não... nada disso...

Primeiro; a grelha não são uns pedacos de metal soldados! é um conjunto de perfis em V com uma inclinação de 10º cuja parte mais baixa assenta num receptáculo de metal amovivel....
Porquê?
Porque a gordura que sai da carne não escorre para o lume (fazendo a chama que queima a carne e lhe dá um sabor mau) mas sim para o receptáculo, que sendo amovível permite colocar novamente essa gordura em cima da carne nunca a deixando secar...





Segundo; Tempero? não.... tudo o que se puser na carne, especialmente o sal, apenas vai fazer com que ela desidrate mais rápidamente na presença do calor, carne desidratada = carne rija!
Todos os temperos devem ser apenas utlizados ou no final (ao gosto do freguês) ou quando a carne já está meio cozinhada, suficiente para dar gosto mas não ter efeitos sobre a textura da carne.

Terceiro; O Ponto! Carne seca não pode ter gosto, por isso é muito mal passada, mal passada, ou "ao ponto" tudo o resto.... esquece!

Finalmente, carne é para ser comida com vinho! isso da cerveja é uma invenção de quem não pode pagar vinho... por acaso, o caso do Brasil!!!

E com isto vou acender mas é o lume que estou cá com uma fome....

Espero que tenham aprendido alguma coisa, e bom... se pedirem com jeitinho eu posso ensinar estas técnicas in locuo

Apenas um comentário final, não me venham com tretas de que há e tal, já fui aqui a uns restaurantes Argentinos e já experimentei isso tudo.... UMA PORRA!!! Não tem nada a ver... nada mesmo! Não sabem fazer, não têm o ambiente e .... o produto.... o produto é muito melhor por lá :-) por isso, toca a marcar viagens para a Argentina, aproveitam e cumprimentam o Maradona...

1 comentário:

  1. bem amigo...com algumas investidas nas grandes superficies e nomeadamente nos electrodomésticos, por aqui o Mestre Chacal já lançou um grelhador assim...vesao anti-aderente e eléctrico...ficamos a aguardar k alguem nos traga as tais variedades de carne...

    ResponderEliminar