segunda-feira, 24 de maio de 2010

"Mercadão"

Certo! É um mercado. E sim, é grande, daí o nome. Na prática apenas o Mercado Municipal Paulistano.

E mais um sim, também temos o Mercado da Ribeira, conhecido como Mercado 24 de Julho, apesar de na história de Lisboa, serem efectivamente dois mercados diferentes. O da Ribeira era do lado do rio (em relação à linha do comboio) e depois de extinto passou para a 24 de Julho, onde se formou o Mercado 24 de Julho, mas sempre se confundiram os nomes sendo até o nome formal, o Mercado da Ribeira. Nem todos sabem isto pois não está na história formal, por isso fica uma curiosidade da minha terra e da minha família que viveu Lisboa.

As diferenças para São Paulo nem são assim tantas. Arquitectura semelhante, anos de construção relativamente próximos (1882 o da Ribeira, 1933 o de S. Paulo) e na realidade ambos foram mercados abastecedores das suas cidades.

http://www.mercadomunicipal.com.br/


As diferenças começam quando eles deixaram de ser os mercados abastecedores.
O nosso esteve abandonado por uns anos e agora tornou-se em centro cultural (ou lá o que lhe tentaram chamar) e na prática tem uns restaurantes, acho que muito vazios, e ainda se vendem umas coisitas, poucas.

O daqui, levou uma evolução a sério. É um mercado comum, muito bem arranjado, com carne, peixe, fruta e tudo o mais que se possa imaginar, até lojas de vinho! E sim, passou a centro de cultura, a cultura gastronómica, pois pode-se comprar ou comer no mesmo local. Só visto, muito interessante, e cativante. Não se pode andar lá dentro no fim-de-semana tanta é a gente que o frequenta por ser um ponto de atracção e abastecimento. Só falta um estacionamento :-( mas nem tudo é perfeito. E sobre o merca”dão”? nem é assim tão grande, não faz dois do da Ribeira… conclusão? Podemos fazer um pouco melhor…

Sem comentários:

Enviar um comentário